Caçador de Marte
Caçador de Marte ou Caçador Marciano (Martian Manhunter no original) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, que foi criado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez na história "The Strange Experiment of Dr. Erdel" em Detective Comics #225 (Novembro de 1955), escrita por Jack Miller e ilustrada por Joe Certa. J'onn J'onzz é um nativo de Marte, também conhecido como Ma'aleca'andra em sua língua nativa (uma referência a "Malacandra," o nome usado pelos habitantes de Marte na novela de C. S. Lewis, Além do Planeta Silencioso). No Brasil, durante muitos anos o personagem foi chamado de Ajax, o marciano.
Origem Pré-Crise
A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano à Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; ademais, ele tinha uma rivalidade com o General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte. Os marcianos conseguiram construir uma colônia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colônia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.Origem Pós-Crise
Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo d`volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas).Ele tinha até ido à escola e universidade e era agora John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado real. Por quase uma década, J'onn viveu entre os humanos como John Jones, só usando sua verdadeira forma quando tinha que enfrentar oponentes mais poderesos. Em 1968, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas. Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando foi membro fundador da Liga da Justiça. Como um guerreiro marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas, já que lá, poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça da América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família. Apesar de ser um brilhante líder, geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e por meio da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isso levou à intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Foi reconstruída a máquina de Erdel, a fim de enviar O Caçador de Marte de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, J'onn não tinha mais conflitos internos nem tinha mais medo de seu passado. Quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal, mas foi novamente convidado à reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.
Poderes
Caçador de Marte é um dos membros mais poderosos da Liga da Justiça,com níveis de poder compatíveis aos de Superman,suas capacidades físicas e psíquicas são variadas e versáteis,sendo chamado até de "O canivete Suíço dos Super Heróis"!Uma vez Superman disse que J'onn é o ser mais poderoso na face da Terra,e Batman também disse que J'onn é uma mistura dele com o Superman...J'onn J'onzz tem todas capacidades comuns a raça marciana,como telepatia e mudança de forma,mas devido ao seu trinamento como Caçador de Marte,e como herói da terra,ele demonstrou ser o mais poderoso de sua espécie.
Mudança de Forma: J'onn possui a Capacidade de controlar completamente sua estrutura molecular.Ele é capaz de assumir qualquer forma que ele desejar,alterando seu tamanho,composição,peso entre outros aspectos.Ele pode assumir a forma de seres e objetos,extintos ou imaginários,formas grotescas,monstruosas,mimetizar materiais como ferro,rocha,plástico,tecido entre outras coisas.Ele é capaz de alongar seus membros e mudar sua densidade.Ele pode ficar pequeno como um rato,ou grande como um arranha-céu.
Intangibilidade: J'onn é capaz de mudar sua densidade para fasear através de objetos sólidos,atravessando esses objetos.
Invisibilidade: Caçador de Marte é capaz de fazer com que seu corpo não reflita mais luz,ficando indetectável a olho nu e até espectros magnéticos.
Invulnerabilidade: Graças a sua capacidade de mudança de densidade,J'onn é capaz de resistir a muitos efeitos físicos como balas,fortes impactos,e golpes de seres tão fortes quanto Superman,Darkseid e Déspero.Sua invulnerabilidade aumenta na medida que sua densidade aumenta,e é reforçada com suas habilidades telecinéticas.
Força Sobre-Humana: J'onn possui grandes quantidades de força,comparável a de Superman,sendo ele facilmente um dos seres mais fortes fisicamente do planeta,e até do universo,sendo capaz de puxar a terra juntamente com a Mulher Maravilha e Supeman.Sua força ainda pode ser aumentada com sua densidade e habilidades telecinéticas.
Durabilidade Sobre-Humana: Ele tem reservas inesgotáveis de energia,podendo lutar por incontáveis períodos de tempo,sem se cansar.Ele também consegue sobreviver por longos períodos sem água,comida e ar,conseguindo viajar através do espaço sozinho.Ele pode até respirar embaixo d'água.
Regeneração Celular: Caçador de Marte pode se curar facilmente de qualquer ferimento ou dano.Sua capacidades regenerativas vão além,graças as suas capacidades de manipulação celular,ele pode reconstituir partes de seu corpo,até de mesmo de uma massa pequena,podendo até regenerar todo o resto de seu corpo a partir de um braço decepado.
Sentidos Aprimorados: Os Marcianos possuem nove sentidos diferentes,permitindo a eles percepções mais claras e detalhadas do ambiente.Ele também possui super audição.
Visão Marciana: Semelhante a visão de calor kriptoniana,J´onn consegue disparar rajadas de energia concentrada de seus olhos,causando dor,calor,combustão,explosão,e esses feixes podem,as vezes,ser de natureza telecinética,apenas empurrando o alvo.Ele também consegue ver através de objetos sólidos,ver objetos a longas distâncias,objetos microscópicos,espectros magnéticos entre outros.
Telepatia: Esse talvez seja o maior poder do Caçador de Marte.J´onn é capaz de ler mentes,se comunicar mentalmente,manipular memórias,criar ilusões psíquicas,controlar mentes,emitir rajadas psônicas,projeção astral,sentir presenças,entre muitas outras coisas.Ele é o telepata mais poderoso do planeta,podendo até afetar seres poderosos como Sr.Destino,Espectro e Déspero.Ele foi capaz,várias vezes,de se comunicar e ler as mentes de todas as pessoas do planeta,ele consegue coordenar toda a ação da Liga da Justiça,em todo o planeta,da Torre de Vigilância,criando uma ligação psíquica entre todos os membros da equipe.
Telecinésia: Ele é capaz de mover objetos sólidos com sua mente.Talvez uma extensão de sua Visão Marciana,mas esse é um poder que ele raramente usa,que ele reserva pra situações precisas.
Intelecto Nível Genial: Caçador de Marte é um dos membros mais inteligentes da Liga da Justiça,sua capacidade de raciocínio lógico e científico,sua compreensão política,cultural e religiosa da terra,o levou a ser um excelente diplomata,líder e detetive,J´onn demonstra empatia,e frieza,no bom sentido,o que permitia tomar decisões lógicas em situações difíceis,e J'onn sempre preferiu a Justiça Poética,a razão pela violência,mas não exitava em usar a força quando necessário.
Fraqueza
Um dos traços marcantes do Caçador de Marte é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado este fato com grande inconsistência ao longo da carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomático. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de acabar com seus poderes e matá-lo, enquanto outras vezes simplesmente provoca dor ou delírio, com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curada em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil definir o real aspecto desta fraqueza.Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrado como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana.
Ao longo do tempo, acentuou-se o caráter pirofóbico do personagem, com o fogo sendo "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente à vulnerabilidade do Super-Homem à kriptonita. A exposição ao fogo normalmente leva J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretento' em uma poça de plasma verde contorcida. Um relato explicou que a fraqueza às chamas foi inserida nas mentes telepatas marcianas, com o fogo causando tanto caos em suas mentes, que estes desmoronam psíquica e fisicamente. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire [15], que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar.
Ajax
O nome Ajax foi inventado pela editora brasileira EBAL, no original seu nome é apenas "Martian Manhunter" (Caçador de Marte) , para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado no Brasil. Este nome foi mantido pela Editora Abril e só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se estabeleceu a tradução do seu nome original. Outros nomes já foram alterados no Brasil, como o casal Lois Lane e Clark Kent, no Brasil batizados de Mírian Lane e Eduardo, até uma certa época.Category: DC, Heróis, Legião dos Super-Heróis
0 comentários